sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Superintendente da CTBel reúne com grupo de “perueiros”‏


A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai continuar e intensificar a fiscalização contra os veículos que fazem o transporte clandestino de passageiros, cumprindo sentença judicial de 2006 da 14ª Vara da Capital. Foi isso que disse a diretora-superintendente da CTBel, Ellen Margareth, a um grupo de “perueiros”, representantes de cooperativas que atuam em bairros de Belém, em uma reunião que durou aproximadamente duas horas e meia, nesta sexta-feira (19), na sede do órgão municipal.
        
Segundo ela, a CTBel cumpre uma decisão judicial para apreensão desses veículos clandestinos, sob pena de pagar multa diária de 10 mil reais. "Nossa fiscalização não pode fechar os olhos para o que ocorre envolvendo esta categoria que, geralmente, circula sem nenhum tipo de segurança, com as portas abertas, sem documentação, utilizando no trabalho menores e motoristas sem habilitação. Ontem mesmo, foram apreendidas três vans na Avenida Augusto Montenegro fazendo o transporte clandestino de passageiros, sendo que duas delas dirigidas por menores de idade e a outra com motorista sem habilitação", disse Ellen Margareth. 

Como reforço à sentença de fiscalização, o Ministério Público Estadual ajuizou agora 200 ações civis públicas contra pessoas físicas, motoristas que fazem o transporte clandestino de passageiros. Pela ação, agora o proprietário do veículo é que será penalizado com multa diária de 2 mil reais, além de ter o veículo apreendido. Caso o veículo já tenha sido apreendido anteriormente pela fiscalização da CTBel, o motorista deve ser preso por descumprimento à ordem judicial.

“Vocês querem trabalhar, mas não querem direitos e obrigações”, afirmou Ellen Margareth ao grupo de cooperados, sobre a necessidade de organização das cooperativas em empresas para a exploração do sistema de transporte coletivo por ônibus, conforme prevê a Lei Orgânica do Município de Belém. O próprio vereador Marquinho do PT, presente à reunião, sugeriu uma emenda à Lei na Câmara Municipal de Belém, para que as cooperativas sejam então incluídas no sistema utilizando microônibus no transporte alternativo.

O representante da Categoria dos perueiros, Sebastião Barros, disse sair um pouco decepcionado com o resultado da reunião, uma vez que ele esperava que a CTBel desse trégua a fiscalização. Ele ressaltou que, mediante os instrumentos utilizados pela Diretora Superintendente da CTBel, Ellen Margareth, de que não poderia atender a esta solicitação, entendeu perfeitamente o posicionamento do órgão. 

Sebastião Barros destacou ainda que iria se reunir  com a categoria para ver qual o próximo passo a ser dado até que a Câmara Municipal de Belém aprove uma alteração na Lei Orgânica, se acata e encaminha a transformação de cooperativa em empresa para operacionalizar o serviço de transporte público de passageiros ou  ainda se  realizam manifestação junto ao Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Estado para tentar derrubar a sentença judicial.
          
Texto: Ascom CTBel

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Operação Dia dos Pais terá fiscalização da CTBel‏


Oito agentes da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vão trabalhar na fiscalização e orientação de trânsito na Operação Dia dos Pais, no próximo domingo (14), na área dos entornos dos cemitérios de Santa Izabel e São Jorge. A operação começa às 7h e termina às 18h.
 
No cemitério de Santa Izabel, o mais movimentado da cidade e localizado no bairro do Guamá, a única mudança prevista para melhorar o fluxo de veículos no domingo (14) será o sentido único na Avenida José Bonifácio, no trecho/sentido da Rua dos Caripunas até a Rua Paes e Souza.
 
No sábado (13), entretanto, o fluxo de veículos na área do Cemitério de Santa Izabel funcionará normalmente, havendo apenas orientação de trânsito no local, sem interdição de ruas.
 
Já no cemitério de São Jorge, no bairro da Marambaia, no domingo (14) a Rua da Mata ficará com sentido único até a Rua Santarém.
 
Feriado: Por causa do feriado estadual de adesão do Pará à Independência, na próxima segunda (15), e por coincidir com o final de semana em que no domingo se comemora o Dia dos Pais a CTBel vai disponibilizar mais ônibus para os distritos de Outeiro e Mosqueiro.
 
Para Outeiro, a linha Outeiro-Belém (São Braz) terá reforço operacional de 36 veículos tanto no domingo (14) quanto na segunda-feira (15)
 
Para Mosqueiro serão mais 18 ônibus na linha Mosqueiro-São Braz na sexta-feira (12), 36 no sábado (13) e no domingo (14) e outros 43 veículos na segunda-feira (15).
 
Texto: Ascom/CTBel

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mais de 40 veículos são apreendidos pelo transporte clandestino de passageiros

A “Operação Pedregulho” apreendeu 44 veículos que faziam transporte clandestino de passageiros na capital paraense, entre os dias 04 e 09 deste mês de agosto. Além disso, a fiscalização constatou que 20% destes veículos eram conduzidos por pessoas não habilitadas.

Desde a determinação judicial de apreensão do transporte clandestino em Belém, aproximadamente 1.200 veículos já foram recolhidos pela fiscalização da CTBel e Guarda Municipal, iniciada em agosto do ano passado. Porém, após serem liberados pela Justiça, 60% destes voltam a atuar como transporte clandestino.

Realizada pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), a “Operação Pedregulho” tem como alvo o transporte irregular de passageiros, bastante comum em bairros periféricos e afastados do centro da cidade.

Além de irregular, este tipo de transporte expõe a população a inúmeros riscos, tais como: veículos sem condições de trafegabilidade, muitas vezes conduzidos por pessoas não habilitadas ou quando habilitadas que não estão dentro da categoria específica para condução de passageiros, licenciamentos vencidos e sem o seguro obrigatório em dia, além da utilização de menores no serviço de cobrador.

Segundo Ellen Margareth, diretora-superintendente da CTBel, há seis anos ela vem dialogando e orientando os proprietários destes veículos a buscar a formalização, para que como em empresas possam prestar o serviço de transporte regular de passageiros ou o transporte complementar, conforme determina a Lei Orgânica do Município de Belém. Entretanto, enquanto os proprietários insistem em descumprir as disposições legais, a CTBel cumpre o seu papel de fiscalizar, apreender e retirar de circulação este tipo de transporte.

A fiscalização deste tipo de transporte poderia ocorrer sem a apreensão. Ao efetuar a fiscalização e detectar o transporte clandestino, bastaria ao órgão competente reter e autuar o veículo pelo transporte irregular de passageiros. Entretanto, uma sentença judicial de janeiro de 2007 determina que a CTBel tire de circulação este tipo de transporte, sob pena de pagar uma multa diária de R$ 10 mil pelo não cumprimento da ordem.

Texto: Ascom CTBel

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CTBel cadastra veículos para transporte escolar‏

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai realizar no período de 16 a 31 deste mês, o cadastramento e autorização de novos veículos para a exploração do sistema de transporte escolar.

Atualmente, há no cadastro da CTBel 81 proprietários de veículos (pessoa física ou jurídica) aptos para operar o transporte escolar na cidade, que está sob a responsabilidade do órgão desde maio de 2009, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para se cadastrar, os interessados em operar o transporte escolar deverão se dirigir à sede da CTBel, localizada na Av. Bernardo Sayão, 2072, Jurunas, das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, munidos dos originais e cópias dos seguintes documentos:

Veículo:
Vistoria da CTBel;
CRLV/CRV (documento completo); deverá ser registrado como veículo de passageiros, com ano de fabricação não superior a doze anos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Operação Pedregulho apreende transporte clandestino de passageiros

Em Belém, especialmente em bairros periféricos e afastados do centro da cidade, é comum ocorrer o transporte irregular de passageiros, realizados clandestinamente. Este tipo de transporte, que expõe a população a inúmeros riscos, é o alvo da “Operação Pedregulho”. Iniciada em agosto do ano passado, a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) decidiu intensificar, desde o último dia 04, a fiscalização destes transportes que circulam diariamente na capital paraense.

Desde então, até esta segunda-feira (08), já foram apreendidos cerca de 30 veículos. Os mesmos somente serão liberados mediante determinação da Justiça. Vale ressaltar ainda, que desde a determinação judicial de apreensão do transporte clandestino, aproximadamente 1.200 veículos já foram recolhidos pela fiscalização da CTBel e Guarda Municipal.

A apreensão ocorre quando a fiscalização da CTBel constata que o veículo está sem condições de trafegabilidade, muitas vezes sendo conduzidos por pessoas não habilitadas ou quando habilitadas não estão dentro da categoria específica para condução de passageiros, muitos até com licenciamentos vencidos e sem o seguro obrigatório em dia, além da utilização de menores no serviço de cobrador.

A fiscalização deste tipo de transporte poderia ocorrer sem a apreensão. Ao efetuar a fiscalização e detectar o transporte clandestino, bastaria ao órgão competente reter e autuar o veículo pelo transporte irregular de passageiros. Entretanto, uma sentença judicial de janeiro de 2007, determina que a CTBel tire de circulação este tipo de transporte, sob pena de pagar uma multa diária de R$ 10 mil pelo não cumprimento da ordem.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Blitz Educativa “Volta às Aulas”‏


Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) inicia, na manhã desta quarta-feira (02), a partir das 07 horas, a Blitz Educativa “Volta às Aulas”, em frente a duas escolas localizadas em dois importantes corredores de tráfego da cidade: a Avenida Nazaré e a Avenida Braz de Aguiar.

A ação tem como objetivo de orientar pedestres sobre a forma segura de uma travessia na via, e também de conscientizar os condutores sobre comportamento correto no trânsito, dando cumprimento ao que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na blitz educativa, os educadores da CTBel distribuirão uma carta dirigida aos pais de alunos dos colégios Nazaré e Santa Catarina - que possuem entrada pelas vias em questão, visando a parceria dos mesmos na busca de um trânsito mais humano, mais organizado e mais seguro.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Outeiro e Mosqueiro terão aumento da frota de ônibus no fim de semana‏

A Operação Verão da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) continua neste final de semana, em Belém e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, além da Ilha de Cotijuba. O trabalho reúne 120 agentes de trânsito, três inspetores e 56 fiscais de transporte.

Os agentes de trânsito da CTBel são responsáveis pela orientação aos usuários das vias, operação com interdição de vias e pelas fiscalizações de trânsito, falta do uso de cinto de segurança e da “cadeirinha” para menor no banco traseiro, excesso de lotação, pessoas no compartimento de cargas e motociclistas e/ou carona sem capacete.

Quanto ao transporte feito por ônibus, no final de semana passado, não houve registro de nenhum incidente, pois o número de veículos ofertados para Outeiro e Mosqueiro atendeu muito bem à demanda esperada de passageiros. 

Outeiro

A linha Outeiro-São Braz continuará operarando com reforço operacional de 36 veículos aos sábados e segundas-feiras, sendo que a frota disponibilizada para ao domingo chegará a 92 veículos. Dependendo da demanda, a CTBel pode aumentar ainda esse número. Os ônibus têm horários de saída e término da jornada, com o primeiro ônibus saindo de Belém às 5h e a última viagem Outeiro-Belém acontecendo às 22h30. Quanto mais cedo o usuário vier de Outeiro, menos problemas ele enfrentará na hora de apanhar o ônibus.

Mosqueiro

O reforço a linha especial Mosqueiro-São Braz, de sexta-feira a segunda-feira, vai aumentar com o incremento à frota de mais 18 veículos às sextas-feiras, 36 aos sábados, 92 aos domingos e 18 veículos a mais nas segundas-feiras.

Os ônibus para Mosqueiro saem do terminal de São Braz, localizado na Praça da Leitura, de 10 em 10 minutos ou com a lotação completa. Na sexta-feira, os ônibus extras começam a sair de Belém a partir das 14h e a última viagem é às 22h15. No sábado o primeiro ônibus a sair de Belém com destino a Mosqueiro é às 6h e a última viagem para o distrito acontece às 22h. No domingo o horário de ida é mesmo de sábado, só que a última viagem às 22h15, acontece de Mosqueiro para Belém. Já na segunda-feira, as viagens extras têm início de Mosqueiro para Belém às 5h50 e a última viagem extra acontece às 13h56. A partir deste horário, o veranista que quiser se deslocar para Belém vai utilizar a frota normal que presta o serviço de transporte coletivo.

A passagem desta linha é diferenciada do valor cobrado em Belém, com preços de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia-passagem) todos os dias, sendo aceitas todas as gratuidades previstas em lei. Nos pontos de embarque/desembarque em São Braz e Mosqueiro, a CTBel fará ações de organização de filas, garantia às gratuidades, monitoramento das ordens de serviço, contato com as empresas operadoras conforme a oferta de demanda de veículos e passageiros.

Ação educativa - Também neste final de semana, continuam em Mosqueiro as abordagens educativas da CTBel de motoristas e passageiros, feitas por 15 agentes e educadores de trânsito.

Na próxima sexta-feira (22), das 8h às 12h, o local da concentração será o Pórtico de Mosqueiro. No sábado (23) e no domingo (24), das 8h às 12h, a ação educativa acontece Av. Beira Mar com a Av. 16 de novembro.   

Os motoristas pegos pela ação cometendo alguma infração de trânsito são somente advertidos, sendo que no momento da abordagem é lavrado um auto educativo, sem valor de multa, onde as principais infrações são o excesso de passageiro no veículo, falta do cinto no banco traseiro e falta da “cadeirinha” para criança até 10 anos. A CTBel alerta que o condutor reincidente deverá ser autuado pela infração cometida.

Texto: Ascom CTBel

Ilha de Cotijuba recebe operação especial da CTBel‏

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) monta operação especial, neste final de semana de 22 a 24 de julho, destinado a Ilha de Cotijuba. A medida faz parte da Operação Verão também realizada pela Companhia em Belém, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

Na ilha de Cotijuba, os agentes da CTBel vão atuar na orientação de passageiros no embarque e desembarque no terminal hidroviário, assim como na fiscalização e apreensão de veículos automotores que estiverem trafegando na ilha contrariando a Lei municipal nº 8.360, a qual diz que somente podem circular em suas vias os veículos prestadores de saúde, proteção policial, produção/escoamento agrícola e motos de até 250 cilindradas, de propriedade de moradores com residência fixa e comprovada no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Em julho, a CTBel fez um reforço operacional colocando para os veranistas mais uma embarcação para atender a demanda de usuários nos finais de semana, os barcos “Antonia Queen” e “Lady Líria” tem capacidade, respectiva, para 420 e 350 passageiros. Farão viagens em regime de embarque imediato, com lotação definida, e o preço da passagem de segunda a sexta-feira custa R$ 2,00. Já aos sábados e domingos, o preço é diferenciado e custa R$ 4,00. Nos barcos da CTBel aceitam-se os cartões Passe Fácil Estudantil (meia-passagem), Passe Fácil Sênior (idoso) e Passe Fácil Especial (portador de necessidades especiais), além de todas as gratuidades previstas em lei.

De segunda-feira a sexta-feira, os barcos têm os seguintes horários em julho: saída de Icoaraci: a primeira embarcação deve sair às 9h, a última viagem acontece por volta das 18h30; saída de Cotijuba: 6h e 17h. No sábado e no domingo, como a demanda de passageiros é bem maior, a CTBel deverá disponibilizar viagens extras, as saídas de Icoaraci acontecem às 9h  e conforme a lotação de passageiros esta viagem pode ser antecipada para 8h ou 8:30h e deverá ser colocada mais uma viagem extra ainda pela manhã, às 19h é a última viagem de Icoaraci para Cotijuba. Já as viagens de Cotijuba/Icoaraci, têm inicio às 6h e as últimas viagens estão previstas a partir das 17h, sendo ofertadas viagens extras para atender a demanda.

A CTBel faz um alerta em relação ao transporte de carga, como eletroeletrônicos, bicicletas, gás, engradados de cervejas, telhas e outros. Para segurança dos passageiros, esses equipamentos só poderão ser transportados de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, por medida de segurança, esses serviços serão suspensos nas viagens de barco para Cotijuba.

Texto: Ascom CTBel

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CTBel conscientiza motoristas e pedestres em Belém e balneários‏


A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) faz ações de abordagem de motoristas na Operação Verão montada pelo órgão durante as férias escolares. A ação educativa começou no dia 1º de julho e vai se estender até o dia 31.
Nas ações realizadas durante a semana em Belém e às sextas-feiras, sábados e domingos nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci participam 15 pessoas por dia, entre agentes e educadores, que distribuem material informativo sobre comportamento seguro no trânsito, tanto na cidade quanto nos balneários.
Para a diretora superintendente da CTBel, Ellen Margareth, o principal objetivo é conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do papel de cada um no dia a dia do trânsito. "É fundamental que cada um faça sua parte, que não fiquemos só cobrando do poder público ações, pois muitas das vezes a solução de algum problema está em nós mesmo, mas é mais fácil transferirmos a responsabilidade para alguém. O trânsito é um conjunto de ações, se nos unirmos e cada um fizer sua parte, com certeza teremos um trânsito mais humano e mais seguro", afirma.
Neste final de semana, de 15 a 17 de julho, foram abordados 2.274 veículos e 9.388 pessoas, onde as principais infrações constatadas foram a falta do uso do cinto de segurança, excesso de passageiro e a falta do uso da “cadeirinha” para crianças até 10 anos também no banco detrás.
Os motoristas que cometeramo alguma infração de trânsito foram somente advertidos. A CTBel, porém, lavrou 215 autos educativos, sem valor de multa, sendo que 95 por falta do uso do cinto de segurança, 72 por excesso de passageiro e 48 por falta da cadeirinha para crianças.
Para o agente de trânsito Laurentino Moraes, é inconcebível que ainda nos dias de hoje, sabendo-se que o trânsito é uma das principais causas de morte no país, as pessoas ainda insistam em se expor e circular sem o cinto de segurança. "Acho que eles pensam que acidentes de trânsito só podem ocorrer com os outros e nunca com eles, e preferem se arriscar. O nosso trabalho tem sido constante para conscientizar aqueles que insistem em desrespeitar as leis de trânsito e expor a sua vida e a de terceiros", comenta.
Texto: Ascom CTBel

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Férias: CTBel põe mais Ônibus extras neste fim de semana‏

Devido a demanda de passageiros prevista para este final de semana, a CTBel vai aumentar o número de ônibus para os distritos de Outeiro e Mosqueiro em relação à semana passada.  

Outeiro

A linha Outeiro-São Braz vai operar com reforço operacional de 36 veículos no sábado e na segundas-feira.No  domingo chegará a 92 veículos, mas, dependendo da demanda, a CTBel pode aumentar ainda mais esse número.

A CTBel alerta aos usuários de Outeiro que os ônibus têm horários de saída e término da jornada, com o primeiro ônibus saindo de Belém às 5h e a última viagem Outeiro-Belém acontecendo às 22h30.
 
Mosqueiro

Em relação ao transporte coletivo para julho, a CTBel  reforçou a linha especial Mosqueiro-São Braz, durante a semana, com mais seis ônibus, totalizando 17 veículos. Sexta-feira e segunda-feira, esse número tem um reforço de mais 18 veículos. No sábado, o reforço é de 36. No domingo, a frota para Mosqueiro recebe mais  92 veículos.

Os ônibus para Mosqueiro saem do terminal de São Braz, localizado na Praça da Leitura, de 10 em 10 minutos ou com a lotação completa. Na sexta-feira os ônibus extras começam a sair de Belém a partir das 14h e a última viagem é às 22.15h. No sábado, o primeiro ônibus a sair de Belém com destino a Mosqueiro é às 6h e a última viagem para o distrito acontece às 22h. No domingo o horário é o mesmo de sábado, só que a última viagem às 22:15 acontece de Mosqueiro para Belém. Já na segunda-feira as viagens extras tem início de Mosqueiro para Belém às 5:50h e a última viagem extra acontece às 13:56h. A partir deste horário, o veranista que quiser se deslocar para Belém, vai utilizar a frota normal que operacionaliza o serviço de transporte coletivo.   A passagem desta linha é diferenciada do valor cobrado em Belém, com preços de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia-passagem) todos os dias, sendo aceitas todas as gratuidades previstas em lei.

Nos pontos de embarque/desembarque em São Braz e Mosqueiro, a CTBel fará ações de organização de filas, garantia às gratuidades, monitoramento das ordens de serviço, contato com as empresas operadores, conforme a oferta de demanda de veículos e passageiros.
 
 
Ascom / CTBel

terça-feira, 12 de julho de 2011

CTBel faz ação educativa na cidade e nos distritos‏

CTBel faz ação educativa na cidade e nos distritos

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), por meio da Divisão de Educação para o Trânsito, está realizando ações de abordagem aos motoristas na Operação Verão 2011. Trata-se de uma ação educativa, que começou no dia 1º de julho e vai se estender até o final do mês, em Belém e  nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. 

Nessas ações, realizadas durante a semana na capital e às sextas-feiras, sábados e domingos nos distritos de Belém, a CETBel utiliza 15 pessoas por dia, entre agentes e educadores, que distribuem material informativo sobre comportamento seguro no trânsito para as viagens de carro durante esse período.

No último final de semana, por exemplo, foram abordados 1.465 veículos e 3.945 pessoas, onde as principais infrações constatadas foram o excesso de passageiro, falta do uso do cinto de segurança nos passageiros do banco traseiro e a falta do uso da “cadeirinha” para crianças até 10 anos, também no banco de trás.

Os motoristas flagrados em alguma infração de trânsito foram apenas advertidos, mas foram lavrados 114 autos educativos, sem valor de multa, sendo que 34 por excesso de passageiro; 68 por falta do uso do cinto no banco traseiro, e 12 pela falta do uso da “cadeirinha” para crianças.

Para Augusto Pereira, motorista que foi abordado e flagrado cometendo uma infração por excesso de passageiro, disse ser fundamental e necessário este tipo de abordagem. “fiquei mais tranquilo porque só fui multado educativamente,mas, esta ação me abriu os olhos para que não volte mais a praticar este tipo de infração, pois se voltar a acontecer, o agente já me alertou que a multa será pra valer”, comentou.

Já Aline Silva, que foi flagrada conduzindo passageiros no banco trazeiro sem o cinto de segurança, disse ser importante esta ação e justifica a infração. “Muitas das vezes o motorista até sugere que seja colocado o cinto, mas os passageiros acham que não há necessidade. Mas, sei que a responsabilidade é nossa de obrigar, uma vez que nós condutores é que somos responsáveis pela condução destas pessoas”. 

No próximo final de semana a equipe de educação de trânsito da CTBel, na Operação Verão, estará presente no Pórtico de Mosqueiro, das 8h30 às 12h, onde serão feitas as abordagens de veículos para a distribuição de panfletos entre motoristas e passageiros.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nota Avenida Centenário

A Companhia de Transportes do Municipio de Belém (CTBel) informa que já existe um Projeto de Sinalização Eletrônica com controladores de velocidade (radares) para Av. Centenário. Por ser um órgão público, a CTBel realizará um processo licitatório para aquisição destes equipamentos. A Companhia ressalta ainda, que este procedimento se encontra em fase de elaboração de edital e tão logo seja concluido todo o processo, a Av. Centenário terá prioridade no atendimento.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Trecho da Rua Presidente Pernambuco com sentido único‏

Para garantir a fluidez no trânsito na área, a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai implantar neste sábado (2), sentido único na Rua Presidente Pernambuco, entre a Rua dos Tamoios e a Avenida Conselheiro Furtado, bairro de Batista Campos. O sentido único ficará da Tamoios à Conselheiro Furtado.

Já sinalizada para a mudança, esse trecho da Rua Presidente Pernambuco, que passa a ter único terá ação educativa da CTBel neste final de semana para orientação de motoristas e pedestres, principalmente de moradores de Batista Campos. sábado e domingo e domingo, seis educadores e agentes de trânsito do órgão estarão na área para fazer o trabalho educativo pelo prazo de 15 dias.Nesse periodo não haverá autuação de veículos.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Operação Verão da CTBel começa nesta sexta com reforço nos balneários‏

A Operação Verão 2011 da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), vai começar sexta-feira (1º) e se estenderá até o dia 1º de agosto, nos quatro principais balneários da capital paraense: Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. No total, serão 120 agentes de trânsito, três inspetores e 56 fiscais de transporte do órgão, que vão trabalhar para garantir um verão seguro no trânsito e no transporte regulamentado à população que se desloca às praias de Belém.
Nos balneários, os agentes de trânsito da CTBel ficarão responsáveis pela orientação aos usuários das vias, operação com interdição de vias e fiscalização de trânsito, como falta do uso de cinto de segurança e da “cadeirinha” para menor no banco traseiro, excesso de lotação, pessoas no compartimento de cargas e motociclistas sem capacetes.
A CTBel alerta ainda à população que, em parceria com a Funpapa, Conselho Tutelar e Guarda Municipal, vai coibir nos ônibus para os balneários menores sem documento de identificação, mesmo que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Constatada a situação irregular, o menor será retido no ponto de fiscalização e entregue ao Conselho Tutelar para as providências legais cabíveis.
 Belém
Em Belém, no mês de julho, os agentes de trânsito da CTBel irão desenvolver o trabalho rotineiro, conforme a demanda, cumprindo a escala normal de fiscalização de trânsito, inclusive com rondas em viaturas, sendo que, nos finais de semana, este trabalho será reforçado nas Avenidas Almirante Barroso e Pedro Álvares Cabral e no Entroncamento.
 Icoaraci e Outeiro
Em Icoaraci e Outeiro, a CTBel irá deslocar agentes para cobrir as áreas das 8h às 22h.O governo municipal terá parcerias com os órgãos de segurança pública do Estado. Nos dois distritos de Belém,
Em relação à linha Outeiro-São Braz, ela vai operar com reforço operacional de 36 veículos aos sábados e segundas-feiras. No domingo chegará a 52 veículos. Dependendo da demanda, a CTBel pode aumentar ainda esse número.
A CTBel alerta aos usuários de Outeiro que os ônibus têm horários de saída e término da jornada, com o primeiro ônibus saindo de Belém às 5h e a última viagem Outeiro-Belém acontecendo às 22h30.
Cotijuba
Em Cotijuba, os agentes da CTBel vão atuar na orientação de passageiros no embarque e desembarque no terminal hidroviário, assim como na fiscalização e apreensão de veículos automotores que estiverem trafegando na ilha contrariando a Lei municipal nº 8.360, a qual diz que somente podem circular em suas vias os veículos prestadores de saúde, proteção policial, produção e escoamento agrícola, e motos de até 250 cilindradas, de propriedade de
moradores com residência fixa e comprovada no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
As viagens pelo barco afretado pela CTBel serão realizadas em regime de embarque imediato, com lotação definida. O preço da passagem, de segunda a sexta-feira, custa R$ 2,00 e aos sábados e domingos, R$ 4,00.
No barco da CTBel aceita-se os cartões Passe Fácil Estudantil (meia-passagem), Passe Fácil Sênior (idoso) e Passe Fácil Especial (portador de necessidades especiais), além de todas as gratuidades previstas em lei.
De segunda-feira a sábado, o barco terá os seguintes horários em julho: saída de Icoaraci: 9h e 18h30; saída de Cotijuba: 6h e 17h. No domingo, as saídas de Icoaraci acontecem às 9h e 19h; e de Cotijuba, às 6h e 18h.
A CTBel faz um alerta em relação ao transporte de carga, como eletroeletrônicos, bicicletas, gás, engradados de cervejas, telhas e outros. Para segurança dos passageiros, esses equipamentos só poderão ser transportados de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, por medida de segurança, esses serviços serão suspensos nas viagens de barco para Cotijuba.
Mosqueiro
Em Mosqueiro, a CTBel irá atuar com 58 agentes de trânsito da Guarda Municipal de Belém (GMB), em três viaturas, distribuídos em dois turnos de serviço, às sextas, sábados e domingos, em vários pontos da vila e ainda com uma equipe fixa que ficará de plantão 24 horas.
Em relação ao transporte coletivo para julho, a CTBel vai reforçar a linha especial Mosqueiro-São Braz durante a semana com mais seis ônibus, totalizando 17 veículos. De sexta-feira a segunda-feira, entretanto, esse número ainda vai aumentar, com o incremento à frota de mais 10 veículos às sextas-feiras, 24 aos sábados, 30 aos domingos e 12 veículos a mais nas segundas-feiras.
Os ônibus para Mosqueiro saem do terminal de São Braz, localizado na Praça da Leitura, de 10 em 10 minutos ou com a lotação completa. A passagem é diferenciada do valor cobrado em Belém, com preços de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia-passagem) todos os dias, sendo aceitas todas as gratuidades previstas em lei.
Nos pontos de embarque e desembarque em São Braz e Mosqueiro, a CTBel fará ações de organização de filas, garantia às gratuidades, monitoramento das ordens de serviço,além do contato com as empresas operadores,  conforme a oferta de demanda de veículos e passageiros.
No Portal de Mosqueiro, serão fiscalizados os veículos que realizam fretes para a ilha, como averiguação da lotação dos ônibus da linha Mosqueiro-São Braz, assegurar veículos necessários ao transporte de menores e infratores que se encontram nos ônibus da linha ou na ilha e que são detidos pela blitz conjunta com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Conselho Tutelar. Será também combatido o desvio de itinerário de ônibus dentro da ilha.
ASCOM/CTBel

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cartão Passe Fácil

A CTBel informa aos estudantes que se cadastraram e que estavam agendados para receberem o seu cartão passe-fácil estudantil 1ª via nos dias 29 e 30/06, que por problemas técnicos a entrega foi adiada para o período de 8 a 11 de julho. O mesmo ocorrendo com os que estavam agendados para receberem o cartão no período de 04 a 08 de julho. O novo prazo de entrega é de 12 a 14/07 .

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PMB vai revitalizar a sinalização de trânsito em Mosqueiro‏

Tem início nesta quinta-feira (23) a revitalização da sinalização vertical e horizontal em Mosqueiro, cujo objetivo é garantir um trânsito mais seguro aos moradores e veranistas na Ilha durante o verão, onde o fluxo de pessoas e veículos aumenta neste período.

Além das vias, a CTBel vai priorizar, também, a sinalização de faixa de pedestres em frente a algumas escolas onde o fluxo de veículos é intenso, garantindo assim aos estudantes de Mosqueiro uma travessia segura.


O serviço de revitalização vai ter início na Av. Beira Mar, que será revitalizada em toda a sua extensão, ou seja, desde Carananduba até a Vila, bem como todas as transversais ao longo desta avenida.


Será realizada também a revitalização em toda a extensão da Av. 16 de Novembro e na Vila, no entorno da praça. A previsão é que o serviço de revitalização seja encerrado no próximo dia 2 de julho.

Operação da CTBel na final do Parazão‏

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai atuar com efetivo de 12 agentes de trânsito para operacionalizar as interdições, fiscalizações e orientações ao redor do Estádio Olímpico do Pará, o “Mangueirão”, e proximidades no jogo Paysandu x Independente, no próximo domingo (26), às 16 horas.

Como em todos os jogos importantes realizados no estádio olímpico e a fim de ordenar o fluxo de veículos para o jogo final do Parazão, a partir das 13h a Rodovia dos Trabalhadores passará a ter sentido único da Av. Centenário à Av. Augusto Montenegro, e no sentido inverso após o término do jogo pelo tempo necessário à adequação do fluxo no local.

CTBel reforça ônibus para feriado de Corpus Christi

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), em virtude da realização da   solenidade litúrgica de Corpus Christi, promovida pela Arquidiocese de Belém, a ocorrer no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão)), neta quinta (23), a partir das 14h, vai colocar na área 20 agentes de trânsito para orientar e garantir a fluidez na circulação dos veículos e segurança dos pedestres.

Em relação ao transporte coletivo com destino ao Mangueirão, a CTBel determinou às empresas operadoras que, das 14 às 22h, devem adotar em todas as linhas de ônibus que atendem ao corredor Augusto Montenegro, os quadros de horários determinados para o segundo turno dos sábados, ou seja, 70% da frota operacional nas ruas.

Mosqueiro e Outeiro

A CTBel determinou ainda às empresas de ônibus que, desta quinta (23) até domingo (26), haverá reforço operacional das linhas Mosqueiro–São Brás e Outeiro-São Brás,  para atender a necessidade de adequar a oferta à demanda de usuários que se deslocam para os dois Distritos de Belém no feriado prolongado.

Para Mosqueiro, haverá o reforço operacional de 10 ônibus amanhã (23), 18 veículos na sexta-feira (24) e no sábado (25) e 25 ônibus no domingo (26). Os ônibus Mosqueiro-São Brás saem, de Belém, do terminal localizado na Av. Almirante Barroso, entre Av. Gov. José Malcher e Tv. da Pça. Araújo Martins, no bairro de São Braz, com o preço da passagem custando R$ 3,30, sendo aceitas a meia-passagem e as gratuidades previstas em lei. Já a linha Outeiro-São Brás o reforço operacional de ônibus será de 20 veículos amanhã (23) e outros 36 no domingo (26). O preço da passagem é o mesmo da linha urbana, R$ 2,00.  

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CTBel interdita ruas neste sábado

Em virtude da “Marcha do Centenário”, promovida pela Igreja Assembleia de Deus, amanhã (18), a partir das 7h, a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) comunica que haverá orientação de trânsito e interdição temporária das vias que compõem a área de concentração e o percurso, sendo liberadas, gradativamente, após a passagem do evento.

A saída da Marcha será na Praça Pedro Teixeira, seguindo depois pela Av. Presidente Vargas, Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata, Av. Almirante Barroso (sentido Ver-O-Peso/São Braz) até a chegada, na Praça do Operário.

A CTBel orienta aos motoristas que, durante a realização da “Marcha do Centenário”, evitem circular pelos trechos que serão interditados e adotem rotas alternativas para chegar aos seus destinos, evitando assim os congestionamentos inevitáveis que serão provocados por ocasião do ato dos evangélicos.  


Ascom/CTBel    

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CTBel faz fiscalização em bairros de Belém e apreende Vans e micro-ônibus irregulares‏

A diretora superintendente da CTBel, Ellen Margareth, convocou os diretores de trânsito, Elias Jardim, de transportes , Paulo Serra e projetos, Evanir Souza , para circularem na cidade e verificar algumas situações denunciadas pela população e buscar soluções para garantir a fluidez no trânsito e a segurança do pedestre .

A ação teve inicio na Praça do Operário em São Braz, onde várias irregularidades foram constatadas. O órgão autuou motoristas que insistem em desrespeitar as regras de circulação e o regulamento do transporte público de passageiros de Belém. A fiscalização também apreendeu as Vans e micro-ônibus que praticavam o transporte clandestino.

Em São Braz, ao ouvir motoristas, usuários dos transportes coletivos e população, Ellen Margareth determinou que a diretoria de Transportes realizasse estudos objetivando eliminar a parada de ônibus localizada na Cipriano Santos em frente à Praça do Operário, uma vez que na Av. Almirante Barroso, antes da Cipriano Santos, existe uma parada com abrigo, inclusive com recuo na via, o que daria para atender a demanda de usuários com destino aos bairros de Canudos, Terra Firme e Marco e até ao terminal rodoviário. O principal objetivo é eliminar o conflito de trânsito ali existente.

De São Braz a equipe se deslocou para a Travessa 03 de Maio com Antônio Barreto. Nesta área, motoristas e pedestres reclamaram dos riscos de acidentes constantes na via. Quem vem da 03 de Maio para fazer a travessia na Antônio Barreto faz um “X” no cruzamento. Este ato expõe a risco motoristas e pedestres e ainda congestiona o trânsito no local. 

ficou definido que a CTBel irá colocar um semáforo no local e eliminar com o cruzamento em “X” na via. A previsão é que esta mudança seja implementada até o final deste mês. Margareth solicitou que os mototaxistas que se encontravam com um ponto neste local o retirassem uma vez que os pontos fixos de mototáxis ainda não estão definidos pelo órgão. A solicitação foi atendida de imediato pelos mototaxistas que se encontravam na área.

Saindo da 03 de Maio, a equipe da CTbel se deslocou para Praça Eneida de Moraes, no bairro da Pedreira. Neste local, as denúncias estavam voltadas para o estacionamento em local proibido,como nas calçadas. Mais de 15 autuações foram feitas, bem como, vários ônibus que circulam na área foram multados por queima de parada e descumprimento ao regulamento do transporte.

Em seguida a equipe se deslocou para Av. João Paulo II com a tv. Mauriti. A denúncia da população é que neste cruzamento a sinalização é completamente desrespeitada, principalmente no que se refere a conversão à esquerda no cruzamento, fato comprovado. Em aproximadamente  40 minutos que a equipe ficou no local, foram aplicadas uma média de 50 multas. Neste local, como o risco de acidentes é grande, ficou definido que a CTBel irá colocar um agente fixo  como forma de inibir atos de desrespeito a sinalização no cruzamento.

A diretora superintendente, Ellen Margareth, destacou que é fundamental a participação da população na melhoria do trânsito na cidade, seja em ação individual ou coletiva."Se todos desempenharem o seu papel de forma correta e coerente, com certeza teremos uma trânsito melhor e mais humano", concluiu Ellen.

ASCOM/CTBel.