sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Superintendente da CTBel reúne com grupo de “perueiros”‏


A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai continuar e intensificar a fiscalização contra os veículos que fazem o transporte clandestino de passageiros, cumprindo sentença judicial de 2006 da 14ª Vara da Capital. Foi isso que disse a diretora-superintendente da CTBel, Ellen Margareth, a um grupo de “perueiros”, representantes de cooperativas que atuam em bairros de Belém, em uma reunião que durou aproximadamente duas horas e meia, nesta sexta-feira (19), na sede do órgão municipal.
        
Segundo ela, a CTBel cumpre uma decisão judicial para apreensão desses veículos clandestinos, sob pena de pagar multa diária de 10 mil reais. "Nossa fiscalização não pode fechar os olhos para o que ocorre envolvendo esta categoria que, geralmente, circula sem nenhum tipo de segurança, com as portas abertas, sem documentação, utilizando no trabalho menores e motoristas sem habilitação. Ontem mesmo, foram apreendidas três vans na Avenida Augusto Montenegro fazendo o transporte clandestino de passageiros, sendo que duas delas dirigidas por menores de idade e a outra com motorista sem habilitação", disse Ellen Margareth. 

Como reforço à sentença de fiscalização, o Ministério Público Estadual ajuizou agora 200 ações civis públicas contra pessoas físicas, motoristas que fazem o transporte clandestino de passageiros. Pela ação, agora o proprietário do veículo é que será penalizado com multa diária de 2 mil reais, além de ter o veículo apreendido. Caso o veículo já tenha sido apreendido anteriormente pela fiscalização da CTBel, o motorista deve ser preso por descumprimento à ordem judicial.

“Vocês querem trabalhar, mas não querem direitos e obrigações”, afirmou Ellen Margareth ao grupo de cooperados, sobre a necessidade de organização das cooperativas em empresas para a exploração do sistema de transporte coletivo por ônibus, conforme prevê a Lei Orgânica do Município de Belém. O próprio vereador Marquinho do PT, presente à reunião, sugeriu uma emenda à Lei na Câmara Municipal de Belém, para que as cooperativas sejam então incluídas no sistema utilizando microônibus no transporte alternativo.

O representante da Categoria dos perueiros, Sebastião Barros, disse sair um pouco decepcionado com o resultado da reunião, uma vez que ele esperava que a CTBel desse trégua a fiscalização. Ele ressaltou que, mediante os instrumentos utilizados pela Diretora Superintendente da CTBel, Ellen Margareth, de que não poderia atender a esta solicitação, entendeu perfeitamente o posicionamento do órgão. 

Sebastião Barros destacou ainda que iria se reunir  com a categoria para ver qual o próximo passo a ser dado até que a Câmara Municipal de Belém aprove uma alteração na Lei Orgânica, se acata e encaminha a transformação de cooperativa em empresa para operacionalizar o serviço de transporte público de passageiros ou  ainda se  realizam manifestação junto ao Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do Estado para tentar derrubar a sentença judicial.
          
Texto: Ascom CTBel

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Operação Dia dos Pais terá fiscalização da CTBel‏


Oito agentes da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vão trabalhar na fiscalização e orientação de trânsito na Operação Dia dos Pais, no próximo domingo (14), na área dos entornos dos cemitérios de Santa Izabel e São Jorge. A operação começa às 7h e termina às 18h.
 
No cemitério de Santa Izabel, o mais movimentado da cidade e localizado no bairro do Guamá, a única mudança prevista para melhorar o fluxo de veículos no domingo (14) será o sentido único na Avenida José Bonifácio, no trecho/sentido da Rua dos Caripunas até a Rua Paes e Souza.
 
No sábado (13), entretanto, o fluxo de veículos na área do Cemitério de Santa Izabel funcionará normalmente, havendo apenas orientação de trânsito no local, sem interdição de ruas.
 
Já no cemitério de São Jorge, no bairro da Marambaia, no domingo (14) a Rua da Mata ficará com sentido único até a Rua Santarém.
 
Feriado: Por causa do feriado estadual de adesão do Pará à Independência, na próxima segunda (15), e por coincidir com o final de semana em que no domingo se comemora o Dia dos Pais a CTBel vai disponibilizar mais ônibus para os distritos de Outeiro e Mosqueiro.
 
Para Outeiro, a linha Outeiro-Belém (São Braz) terá reforço operacional de 36 veículos tanto no domingo (14) quanto na segunda-feira (15)
 
Para Mosqueiro serão mais 18 ônibus na linha Mosqueiro-São Braz na sexta-feira (12), 36 no sábado (13) e no domingo (14) e outros 43 veículos na segunda-feira (15).
 
Texto: Ascom/CTBel

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mais de 40 veículos são apreendidos pelo transporte clandestino de passageiros

A “Operação Pedregulho” apreendeu 44 veículos que faziam transporte clandestino de passageiros na capital paraense, entre os dias 04 e 09 deste mês de agosto. Além disso, a fiscalização constatou que 20% destes veículos eram conduzidos por pessoas não habilitadas.

Desde a determinação judicial de apreensão do transporte clandestino em Belém, aproximadamente 1.200 veículos já foram recolhidos pela fiscalização da CTBel e Guarda Municipal, iniciada em agosto do ano passado. Porém, após serem liberados pela Justiça, 60% destes voltam a atuar como transporte clandestino.

Realizada pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), a “Operação Pedregulho” tem como alvo o transporte irregular de passageiros, bastante comum em bairros periféricos e afastados do centro da cidade.

Além de irregular, este tipo de transporte expõe a população a inúmeros riscos, tais como: veículos sem condições de trafegabilidade, muitas vezes conduzidos por pessoas não habilitadas ou quando habilitadas que não estão dentro da categoria específica para condução de passageiros, licenciamentos vencidos e sem o seguro obrigatório em dia, além da utilização de menores no serviço de cobrador.

Segundo Ellen Margareth, diretora-superintendente da CTBel, há seis anos ela vem dialogando e orientando os proprietários destes veículos a buscar a formalização, para que como em empresas possam prestar o serviço de transporte regular de passageiros ou o transporte complementar, conforme determina a Lei Orgânica do Município de Belém. Entretanto, enquanto os proprietários insistem em descumprir as disposições legais, a CTBel cumpre o seu papel de fiscalizar, apreender e retirar de circulação este tipo de transporte.

A fiscalização deste tipo de transporte poderia ocorrer sem a apreensão. Ao efetuar a fiscalização e detectar o transporte clandestino, bastaria ao órgão competente reter e autuar o veículo pelo transporte irregular de passageiros. Entretanto, uma sentença judicial de janeiro de 2007 determina que a CTBel tire de circulação este tipo de transporte, sob pena de pagar uma multa diária de R$ 10 mil pelo não cumprimento da ordem.

Texto: Ascom CTBel

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CTBel cadastra veículos para transporte escolar‏

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) vai realizar no período de 16 a 31 deste mês, o cadastramento e autorização de novos veículos para a exploração do sistema de transporte escolar.

Atualmente, há no cadastro da CTBel 81 proprietários de veículos (pessoa física ou jurídica) aptos para operar o transporte escolar na cidade, que está sob a responsabilidade do órgão desde maio de 2009, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para se cadastrar, os interessados em operar o transporte escolar deverão se dirigir à sede da CTBel, localizada na Av. Bernardo Sayão, 2072, Jurunas, das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, munidos dos originais e cópias dos seguintes documentos:

Veículo:
Vistoria da CTBel;
CRLV/CRV (documento completo); deverá ser registrado como veículo de passageiros, com ano de fabricação não superior a doze anos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Operação Pedregulho apreende transporte clandestino de passageiros

Em Belém, especialmente em bairros periféricos e afastados do centro da cidade, é comum ocorrer o transporte irregular de passageiros, realizados clandestinamente. Este tipo de transporte, que expõe a população a inúmeros riscos, é o alvo da “Operação Pedregulho”. Iniciada em agosto do ano passado, a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) decidiu intensificar, desde o último dia 04, a fiscalização destes transportes que circulam diariamente na capital paraense.

Desde então, até esta segunda-feira (08), já foram apreendidos cerca de 30 veículos. Os mesmos somente serão liberados mediante determinação da Justiça. Vale ressaltar ainda, que desde a determinação judicial de apreensão do transporte clandestino, aproximadamente 1.200 veículos já foram recolhidos pela fiscalização da CTBel e Guarda Municipal.

A apreensão ocorre quando a fiscalização da CTBel constata que o veículo está sem condições de trafegabilidade, muitas vezes sendo conduzidos por pessoas não habilitadas ou quando habilitadas não estão dentro da categoria específica para condução de passageiros, muitos até com licenciamentos vencidos e sem o seguro obrigatório em dia, além da utilização de menores no serviço de cobrador.

A fiscalização deste tipo de transporte poderia ocorrer sem a apreensão. Ao efetuar a fiscalização e detectar o transporte clandestino, bastaria ao órgão competente reter e autuar o veículo pelo transporte irregular de passageiros. Entretanto, uma sentença judicial de janeiro de 2007, determina que a CTBel tire de circulação este tipo de transporte, sob pena de pagar uma multa diária de R$ 10 mil pelo não cumprimento da ordem.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Blitz Educativa “Volta às Aulas”‏


Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) inicia, na manhã desta quarta-feira (02), a partir das 07 horas, a Blitz Educativa “Volta às Aulas”, em frente a duas escolas localizadas em dois importantes corredores de tráfego da cidade: a Avenida Nazaré e a Avenida Braz de Aguiar.

A ação tem como objetivo de orientar pedestres sobre a forma segura de uma travessia na via, e também de conscientizar os condutores sobre comportamento correto no trânsito, dando cumprimento ao que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na blitz educativa, os educadores da CTBel distribuirão uma carta dirigida aos pais de alunos dos colégios Nazaré e Santa Catarina - que possuem entrada pelas vias em questão, visando a parceria dos mesmos na busca de um trânsito mais humano, mais organizado e mais seguro.